EmpreendedorMatérias

O esporte na construção do pensamento estratégico

By 23 de outubro de 2018 No Comments

A importância da prática do Tênis na construção do pensamento estratégico, concentração e disciplina.

Praticantes do esporte, têm melhor desempenho profissional na hora de tomar decisões.

Muito se sabe que para ser bem sucedido em uma carreira profissional, hoje em dia é importantíssimo ter um raciocínio rápido aliado a tomada de decisões que podem ajudar na resolução de problemas complexos. Até mesmo nas reuniões de negócios e na hora de montar algum tipo de estratégia, a concentração e a atenção fazem muita diferença.

No mundo dos negócios o profissional é praticamente testado a todo momento, em situações adversas. E, para mostrar que é capaz de solucionar as situações apresentadas no dia-a-dia, precisa demonstrar boa desenvoltura para conseguir além de resolver as questões, entregar sempre os melhores resultados. Nesse caso, ter disciplina faz toda a diferença, pois quem tem disciplina e faz as coisas pensando no que está sendo feito, tem menos chances de errar, e isso acaba sendo um diferencial.

Quando relacionamos esses conceitos, levando para a prática do tênis, conseguimos identificar alguns pontos importantes da prática do esporte, que podem ser com certeza levadas para a vida profissional.

O praticante do tênis,  lida com situações diversas ao longo do jogo, precisando tomar importantes decisões em questão de segundos. O esporte traz muito aprendizado para a vida pessoal e profissional, especialmente em termos de disciplina, treinamento e determinação. Forehands, backands, saques e voleios são realizados diversas vezes durante uma partida, essa repetição colabora para que o mesmo chegue o mais próximo da perfeição e reduza consideravelmente a quantidade de erros.

O exercício incansável dessas ações e habilidades diariamente acabam levando o participante a se tornar perito em determinada atividade, ou seja, quanto mais você fizer algo, menor será a chance de ter insucessos.

Equilíbrio emocional é igualmente importante. É sabendo controlar as emoções do jogo e do dia-a-dia, que você encontra o seu ponto de equilíbrio, isso faz com que não se deixe abater por decepções passadas e siga firme rumo ao seu objetivo, jamais desanimando. E segue o jogo!

Fernando Verdasca Jr.
Jornalista

Leave a Reply