Matérias

Time de Federer e Djokovic vence a Laver Cup

By 17 de outubro de 2018 No Comments

Na segunda edição da Laver Cup, que aconteceu no United Center em Chicago, torneio exibição disputado com os principais nomes do tênis mundial, novamente o título ficou com o Time Europa, composto pelos grandes nomes do tenis mundial: Roger Federer, Novak Djokovic, Alexander Zverev, Grigor Dimitrov, David Goffin e Kyle Edmund que formaram o time capitaneado pelo sueco Björn Borg.

De acordo com a regra da Laver Cup, cada um dos dias tinha pesos diferentes. As vitórias valem 1 ponto na sexta-feira, 2 no sábado, e 3 no domingo; vence a competição quem fizer 13 pontos primeiro. Além do troféu, o Time vencedor leva uma grande quantia em premiação, Cada um dos membros participantes recebe US$ 250 mil (pouco mais de R$ 1 milhão) pela conquista.

Federer,  que é um dos sócios e idealizadores desse torneio, além de participar como jogador, bancou o técnico de Zverev, assim como já tinha feito com Djokovic na última partida.  Atual número 2 do mundo, deu alguns conselhos, ao jovem alemão, que vinha frustado com a derrota, então disse: “Não deixe os outros caras tiraram a sua energia. Eles adoram quando você está negativo. Se inspire na calma do (Björn) Borg (…) Não dê razões para os espectadores não gostarem de você ficando muito frustrado”. Então dali para frente apareceu bem mais calmo no jogo. Depois de abrir larga vantagem até a metade do segundo dia, quando liderava por 7 a 1, o Time Europa viu a reação do Time Mundo após três vitórias consecutivas, chegando a liderar por 8 a 7.

Após Roger Federer vencer a partida  sobre John Isner, foi a vez do alemão Alexander Zverev  sair atrás do placar e conseguir a virada para cima de Kevin Anderson  por 6/7 (3), 7/5 e 10-7 para garantir o triunfo dos europeus por 13 a 8 no placar geral da competição. Mas foi a vitória de Federer contra Isner que determinou  para os europeus voltarem à frente do placar e matarem o confronto com Zverev. Assim, não houve necessidade do último embate, que seria entre Novak Djokovic e Nick Kyrgios.

A edição ainda recebeu ao longo dos três dias 93.584 espectadores, a sua próxima edição já tem mês e local definidos, segundo seus organizadores, acontecerá em Setembro de 2019 em Genebra, na Suíça.

Fernando Verdasca Jr.
Jornalista

Leave a Reply